Propriedade TopMost VB .NET

Em certos momentos um formulário (janela) de um programa precisa ficar a frente de todas as outras. Em outros casos essas telas precisam ficar a frente de tudo. Quando eu digo tudo, me refiro a tudo mesmo, até as janelas do Windows se necessário. Por isso mostrarei hoje a propriedade TopMost.

A propriedade TopMost, é do tipo booleana, ou seja, aceita True ou False e é utilizada nesses casos onde o formulário desejado precisa ficar a frente de tudo. Seja para chamar a atenção do usuário ou para não deixar que ele execute qualquer outra tarefa.

Para que vocês tenha ideia do uso dessa propriedade abra o Gerenciado de Tareas do Windows (Ctrl+Alt+Del) vocês irão observar que ele quando aberto, fica sobre todas as janelas abertas.

Há duas maneiras de utilizar essa propriedade. Você pode deixá-la como True diretamente nas propriedades do formulário, ou em algum momento com a aplicação sendo executada.

Propriedade TopMost de um formulário

Atribuindo valor a propriedade TopMost diretamente no código

Para que ela seja atribuída durante a execução, ou seja, via código, utiliza-se: Nome_do_Formulario.TopMost = True, para que ela fique ativa e Nome_do_Formulario.TopMost = False para desativá-la. Lembrando que se o formulário estiver se referenciando, usa-se: Me.TopMost = True.

A aplicação dessa propriedade nos programas de vocês fica a cargo de suas imaginações. Mas, por exemplo, ela poderia ser usada em um programa de recebimento de mensagens que obrigatoriamente o usuário teria que abrir.

Fico por aqui. Até uma próxima.

Disclaimer

Esse post faz parte do arquivo de um site que tinha com um amigo a alguns anos. Infelizmente o projeto chegou ao fim, mas estou resgatando alguns post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.